

Afinal, o que é a
Área de Atuação em Dor?
Dentro da reumatologia, existem 4 áreas de atuação reconhecidas: DOR, DENSITOMETRIA, ACUPUNTURA E PEDIATRIA. Elas são subáreas dentro da especialidade. É uma outra especialidade dentro da própria reumatologia.
Para chegar nela, o médico reumatologista (que já vem de uma formação de 10 anos) precisa fazer uma especialização de 1 a 2 anos em DOR e ser aprovado na prova da AMB (Associação Médica Brasileira) para Atuação na Área de Dor.
O profissional com Atuação em Dor tem um interesse maior nessa área, uma abordagem diferenciada e um conhecimento mais aprofundado a respeito da dor como um todo, como seus mecanismos fisiopatológicos, métodos de abordagens, diagnósticos e tratamentos (clínico e intervencionista), estando em constante atualização. Seja ela a dor aguda (inflamatória, por exemplo) ou a dor crônica (também chamada de dor nociplástica, quando primária).
A dor crônica primária (também chamada de nociplástica, que tem seus mecanismos fisiopatológicos próprios e distintos da dor aguda, ou nociceptiva) ou a crônica secundária (nociceptiva ou neuropática), podem existir de forma isolada ou podem também vir associadas. Essa associação é possível ser observada em doenças como osteoartrose ou nas espondiloartrites, assim como doenças não reumatológicas como endometriose. E é nesses vários contextos que o profissional com conhecimento aprofundado e dedicação à área de dor é tão importante, complementando ainda mais todo o conhecimento já adquirido no estudo da reumatologia.
A área de atuação em dor dentro da Reumatologia é dedicada a entender, diagnosticar e tratar esses casos de dor persistente, que muito afetam a qualidade de vida dos pacientes. Dores crônicas no geral afetam até 45% da população mundial e geram um impacto socioeconômico muito grande.
Aqui, o foco não é só tratar a doença, é compreender o indivíduo como um todo, seu contexto de vida, sua história, educá-lo sobre a dor, bem como também colocá-lo como uma peça fundamental do tratamento, onde a atuação da equipe multiprofissional é essencial.
Se você sente dores articulares, musculares ou mesmo dores difusas que não melhoram, um reumatologista com atuação em dor pode ajudar você a encontrar soluções para seu caso.
A visão e abordagem do especialista em dor é um grande diferencial no tratamento das dores diversas!
Dra. Juliana Wispel