top of page

Polimialgia
Reumática

ay.jpg

A POLIMIALGIA REUMÁTICA (PMR) é uma doença que acomete pessoas acima de 50 anos, causando rigidez e dor principalmente em região dos ombros e/ou quadris. Comumente a rigidez é intensa a ponto limitar as atividades de vida do paciente, ou até incapacitar. Outros sintomas que podem estar presentes são: fadiga, perda de peso, febrícula e depressão.

A causa da PMR é desconhecida. O predomínio da incidência em brancos fala a favor de uma predisposição genética. O sistema imunológico está implicado na patogênese, mas ainda não foram identificados auto-anticorpos específicos.

 

O diagnóstico é feito pelo médico reumatologista, a partir da história e exame físico do paciente, além de exames laboratoriais complementares. Outras condições que podem causar sintomas semelhantes devem ser excluídas. Uma alteração importante é a do exame de velocidade de hemossedimentação (VHS), que apresenta-se muito elevado.

 

O medicamento mais utilizado é o corticosteroide, como a Prednisona, em doses baixas e seguras. O tratamento frequentemente se estende por, em média, 2 anos. Em casos de mais difícil controle, o uso de imunossupressores pode ser necessário. Seja qual for o tratamento utilizado devemos lembrar o uso de qualquer medicamento deve ser feito com cuidado! Por isso, a avaliação, o diagnóstico correto e o acompanhamento devem ser feitos por profissional capacitado e com experiência nessa patologia, o MÉDICO REUMATOLOGISTA.

Dra. Juliana Wispel

bottom of page