top of page

Osteoporose

osteoporose.jpg

Baixe aqui a cartilha:

capa-cartilha-osteoporose.jpg

A osteoporose tem uma alta taxa de morbidade e mortalidade, sendo um problema de saúde pública, e por isso merece a nossa atenção! O diagnóstico pode ser clínico, em mulheres que tenham sofrido fratura(s) por fragilidade óssea (fratura de punho, colo de fêmur e vértebras em uma mulher após a menopausa, ocorrida após mínimo trauma como uma queda da própria altura), ou também pode ser feito por meio da densitometria óssea. Uma fratura de colo de fêmur pode representar um grande problema, muitas vezes uma catástrofe para toda uma família. No mundo, os custos diretos, indiretos, tangíveis e intangíveis associados às fraturas de fêmur em idosos são estimados em 131 bilhões de dólares anualmente. Infelizmente, esses dados ainda não são adequadamente difundidos entre a população para que todos entendam o impacto dessa doença. Lembre que o objetivo da prevenção e do tratamento da osteoporose é evitar as fraturas e suas consequências, que podem ser letais.

Leia as estatísticas abaixo:

- Quase 30% das pessoas que sofrem uma fratura de quadril morrem no primeiro ano após a fratura

- 30% das pessoas que sofrem fratura de quadril ficam com incapacidade permanente

- 40% das pessoas que sofrem fratura de quadril ficam incapazes de caminhar sozinhos

- 80% das pessoas que sofrem fratura de quadril ficam incapazes de realizar ao menos 1 atividade de vida diária

 

Precisamos ter em mente o problema que uma simples queda pode causar ao paciente e à família. Precisamos conscientizar todos sobre a importância do rastreio, diagnóstico e tratamento da osteoporose.

 

Não menospreze uma fratura óssea ocorrida após uma queda da própria altura em mulheres na pós menopausa e população idosa. Fraturas de fêmur, coluna vertebral, punho e úmero são características de fragilidade óssea e, quando ocorridas após uma queda da própria altura, nos permite o diagnóstico clínico de osteoporose. O médico irá definir se esse paciente é de alto risco ou muito alto risco para fraturas conforme outros dados da história do paciente. A densitometria é um exame importante para diagnóstico e também para acompanhamento, além dos exames complementares de sangue. Com todos esses dados, o tratamento será instituído, com o principal objetivo de evitar as fraturas.

Dra. Juliana Wispel

bottom of page