top of page

Lupus
Eritematoso
Sistêmico

lupus.jpg

O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas Lupus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, ou seja, o próprio corpo produz anticorpos que acabam agredindo determinadas estruturas, órgãos e sistemas. Os sintomas podem surgir de forma lenta e progressiva e em alguns casos essa evolução pode ocorrer mais rapidamente (em semanas).

São reconhecidos 2 tipos principais de Lupus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar, e o sistêmico, no qual há envolvimento das articulações e pele, sendo possível também o envolvimento de órgãos internos, como pulmão, coração e rim, alterações em células do sangue levando à anemia, queda de plaquetas, entre outras manifestações.

Assim, diante desse amplo envolvimento (cutâneo, renal, hematológico, articular, etc), o paciente pode apresentar diversos sintomas como fraqueza, desânimo, dor nas articulações, manchas na pele, anemia, sangramentos, inflamação da pleura, hipertensão, úlceras na boca, queda de cabelo, entre outros.

O público mais acometido é o feminino, ocorrendo principalmente entre 20 e 45 anos. Ou seja, podemos dizer que é uma doença que afeta mais mulheres de “meia idade”. Mas pode ocorrer também em crianças, idosos e homens.


Como as manifestações são várias, ao suspeitar da doença é necessário uma avaliação médica ampla com a realização de exames laboratoriais gerais (como hemograma) e mais específicos (sendo o FAN um dos exames iniciais mais importantes para rastreio). Juntando vários critérios diagnósticos, o médico com experiência na área irá definir se o paciente realmente tem Lupus e irá determinar o melhor tratamento. O tratamento é individualizado conforme cada paciente e manifestações, sendo geralmente necessário o uso de imunossupressores.

O médico reumatologista é o profissional indicado para avaliação da doença e tratamento adequado!

Baixe aqui a cartilha:

capa-cartilha-lupus.jpg
bottom of page