top of page

Fibromialgia

fibromialgia.jpg

Faça o download do livro e da cartilha abaixo:

capa-cartilha-fibromialgia.jpg
capa-dores-cronicas.webp

A FIBROMIALGIA é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor crônica no corpo todo, sendo, muitas vezes, difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Também se associa à fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como humor depressivo, problemas de memória, ansiedade, formigamentos/dormências, etc.
Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos no corpo. O diagnóstico é essencialmente clínico, não existindo exames específicos.
É o REUMATOLOGISTA o profissional indicado para avaliar o paciente com suspeita da doença e definir o diagnóstico e o tratamento!

EXERCÍCIOS FÍSICOS NA FIBROMIALGIA:

Quem já consultou comigo provavelmente já escutou: “No tratamento da Fibromialgia, tão importante quanto as medicações são os exercícios físicos!” 🏃‍♂️🏃‍♀️ A prática regular de exercícios físicos, em especial os aeróbicos, é uma das estratégias mais eficazes para controlar os sintomas típicos da síndrome, como a dor em diferentes partes do corpo, a fadiga, o sono não reparador e a alteração de humor. E de onde vêm esses efeitos terapêuticos? Os exercícios promovem a liberação de substâncias do próprio organismo que agem como analgésicos naturais, como as endorfinas, assim como ajudam a reorganizar os níveis de neurotransmissores que se encontram baixos (serotonina e noradrenalina) e outros que se encontram em níveis altos. Tudo isso colabora inclusive para melhorar as noites de sono. Além disso, os exercícios físicos são de baixo custo financeiro 💵💵 quando comparados aos medicamentos usados na fibromialgia, e os resultados obtidos no aumento do bem estar físico e mental do paciente são quase sempre muito satisfatórios! ✌

DICAS:

1.Procure um educador físico para te orientar;

2.Escolha uma atividade que goste (associe a algo prazeroso); 🚵‍♀️

3.Considere uma atividade aeróbica na escolha; 🚶‍♂️🚶‍♀️

4.Algum desconforto no início é tolerável;

5.Evite atividade que leve a ter dor e que esta se espalhe para os braços e pernas;

6.Inicie devagar e seja persistente; 💪

7.Não deixe de fazer uma atividade em dias ruins; 🌞🌤🌧

8.Aumente primeiro o VOLUME de exercício e depois a intensidade. 🏊‍♂️⛹️‍♀️🏋️‍♀️🚴‍♀️🤸‍♀️

Dra. Juliana Wispel

bottom of page