top of page

Espondilite
Anquilosante

espondilite.jpg

Baixe aqui a cartilha:

espondilo.jpg

A espondilite anquilosante é uma doença autoimune, mais comum em homens com menos de 45 anos, que se caracteriza pela inflamação das articulações da coluna, principalmente as da bacia (as sacroilíacas), e também outras articulações do corpo, como joelhos e tornozelos.

 

Os sintomas principais associados são dores na coluna que surgem de modo lento durante semanas, associadas à rigidez matinal da coluna, que diminui de intensidade durante o dia, melhora com exercício e piora com repouso. Além disso, essa dor tem ótima resposta aos anti-inflamatórios.No início, a espondilite anquilosante costuma causar dor nas nádegas e parte inferior da coluna. A fadiga também é uma marca da doença! Além disso, inflamação em tendões (ênteses), como na região do tendão de Aquiles, são frequentes. Além das articulações, os olhos podem ser acometidos, podendo haver inflamação denominada uveíte.

 

O diagnóstico é feito conforme a história clínica do paciente, o exame físico feito pelo médico especialista, exames de RX, Ressonância Nuclear Magnética, marcadores inflamatórios como VSG e PCR, entre outros. Existe uma importante relação da doença com o marcador genético HLA-B27. Cerca de 80% dos pacientes com essa doença têm o HLAB27 presente.

 

Embora trata-se de uma doença crônica, o tratamento precoce e adequado consegue controlar os sintomas – inflamação, dor e fadiga –, reduzir a progressão da doença, manter a mobilidade das articulações acometidas e evitar sequelas. Ah! O tratamento não é só com anti-inflamatórios! Hoje temos disponíveis por planos de saúde e pelo SUS as medicações mais modernas utilizadas nos melhores serviços de saúde ao redor do mundo.

 

Procure um Reumatologista! O diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais!

Dra. Juliana Wispel

 

bottom of page